Pular para o conteúdo principal

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia


Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas.


Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc".


Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto.

De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa pela serpentes esculpidas).


O Estilo Puuc apresenta mosaicos de pedra que revestem as partes superiores das fachadas dos edifícios. Gregas, animais estilizados e meias colunas formam frisos.
Começamos a visita pela  Pirâmide do Adivinho, com 35 m de altura e base elíptica. Formada por corpos sobrepostos representando diferentes etapas construtivas (em torno de cinco, entre os séculos 6 e 10 d.C.), com estilos arquitetônicos diversos. Em cada etapa foi erguido um novo templo sobre o anterior.Verifica-se nas laterais da escadaria uma filheira de máscara do deus Chac. E essa imagem se repete na parte superior da pirâmide (IV templo) que apresenta um vão que é a boca da gigantesca máscara.


Fachada Leste

Fachada Oeste


Da fachada oeste da pirâmide, voltada para um pátio interno, atravessamos uma estrutura baixa com um pórtico que se abre para o Quadrilátero das Monjas (Cuadrangulo de las Monjas).


Ainda não se sabe qual foi a função exata desse complexo de edifícios. O nome foi dado pelos espanhóis que acharam parecido com as celas de um convento. São 47 salas dispostas em torno de um pátio. Máscaras do deus chac, serpente emplumada, treliças e motivos geométricos estão finamente trabalhados em mosaico de pedra. Uma verdadeira obra prima da arte maia.



Saímos do Quadrilátero e atravessamos o campo do Jogo de Pelotas em direção à Grande Pirâmide , onde uma escadaria de 30 m leva ao templo no topo (Templo Mayor).




Em seguida foi a vez da Casa das Tartarugas (por conta desses animais estarem esculpidos na cornija) e do Palácio do Governador. Este último considerado a obra-prima do estilo puuc, com uma fachada em sua parte superior com máscaras de chac e desenhos geométricos em treliças ou gregas.

Palácio do Governador




O Trono do Jaguar  está em frente ao Palácio e tem a forma de uma onça com duas cabeças.




Finda a visita a Uxmal, partimos em direção a Kabah.
Como ir|
Uxmal fica a 80 km de Mérida. No momento não há ônibus que levem direto ao sítio. Se quiser ir dessa forma, a alternativa é algum ônibus que ligue Mérida à Campeche e que passe próximo ao sítio. No entanto, na volta pode ser mais difícil conseguir vaga. Por isso o melhor é ir em algum tour que parte de Mérida. Outra opção é alugar um carro.

Como fui|
Contratei um tour coletivo no hotel em que estava hospedada. Além de Uxmal também fizemos uma visita a Kabah e passamos por Santa Helena. Gastamos 1 hora de viagem de Mérida à Uxmal. O passeio todo durou cerca de 8 horas.

Quanto|
525 pesos mexicanos. O tour incluiu almoço (2015).
165 pesos mexicanos(bilhete para Uxmal)
47 pesos (bilhete para Kabah)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Os Megalitos de Tiwanaku

Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano. Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio. Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura. Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monum