Distúrbio causado ao se deslocar para local muito elevado sem que haja uma adaptação adequada aos baixos níveis de oxigênio existente na atmosfera. As manifestações podem variar de leves a graves e depende da suscetibilidade individual.
Em grandes altitudes a concentração de oxigênio é baixa, o que pode levar a uma diminuição da oxigenação sanguínea e o surgimento de alguns sintomas como dor de cabeça, falta de ar, taquicardia, náuseas e vômitos, fadiga e insônia (Mal da Montanha). Em alguns casos, raros, os sintomas podem ser mais graves e surgir edema pulmonar e/ou cerebral.
Praticamente é inevitável algum sintoma aparecer, principalmente acima de 2.900 metros de altitude. Porém, os corpos são diferentes e se aclimatam em tempos e formas diversas. No meu caso, enquanto estive em altitudes superiores a 2.700 m.s.n.m.(Peru, Bolívia e Deserto do Atacama) senti, sempre, falta de ar aos esforços, mas que passava rapidamente com um breve descanso. Nenhum outro sintoma a mais surgiu.
Algumas medidas que são utilizadas para amenizar os sintomas:
- Evitar o excesso de atividades nos primeiros dias. Fazer caminhadas leves e se sentir muito cansaço e ficar ofegante, pare e descanse, faça tudo devagar. Caso não melhore retorne ao local onde estiver hospedado.
- Mudar de altitude aos poucos, fazendo o percurso por terra contribui para a aclimatação.
- É prudente evitar o fumo, o álcool e comer em demasia.
- Aumente sua hidratação para 3 a 4 litros de líquidos por dia.
- O chá de coca serve? Apesar de não haver nada comprovando a eficácia desse chá, é tradição no Peru e Bolívia para combater os efeitos da altitude. Eu bebi várias vezes, o de muña também. Se foi o responsável para evitar o surgimento dos outros sintomas, eu não sei. Mas não evitou a falta de ar, apesar de não ter tido maiores consequências. Também é indicado mascar as folhas da coca. Fazia isso ao terminar de beber o chá. Há a opção de bombons e balas a base da coca, as quais recorri algumas vezes.
Atenção: Alguns países proíbem o uso da folha de coca, mesmo que seja para um inofensivo chá.
- Na viagem ao Peru e Bolívia para aliviar os sintomas també utilizei o soroche pill, um comprimido que é de uso comum e vendem livremente nas farmácias. A eficácia aqui também não foi comprovada.
- Caso tenha algum problema prévio pulmonar ou cardiovascular, consulte um médico antes de viajar para altas altitudes.
- Algumas vezes senti necessidade de oxigênio e utilizei um armazenado em vasilhame portátil, que há nas farmácias.
Atenção: Se surgirem alguns desses sintomas, procure assistência médica imediatamente!
– Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue
– Falta de ar mesmo em repouso
– Perda de coordenação na fala ou motora
– Alterações visuais
– Excesso de fadiga, sonolência
– Alucinações
Comentários