Do edifício pré-fabricado mais antigo do Brasil, disponho apenas de fotos do que há para ver e comprar no seu interior. Pois é, eu me distrai com a riqueza artesanal do que lá havia e esqueci-me por completo de fotografar a bela estrutura de ferro neoclássica inspirada no Mercado Grenelle, de Paris.
O Mercado foi inaugurado em 7 de setembro de 1875, quatro anos após o início de sua construção. O projeto, encomendado pela Câmara Municipal do Recife, é atribuído ao engenheiro J.L. Lieuthier. O detalhamento e acompanhamento da execução das estruturas de metal na França ficou a cargo do engenheiro l. L. Vauthier.
Foram 576 toneladas de ferro fundido, batido e laminado, material todo pré-moldado e trazido da Europa em pleno século 19. Ainda utilizaram grande quantidade de ladrilhos de primeira qualidade no piso, pedras de cantaria, pedras de mármore branco polidas e aplicadas nos balcões. Mas ao longo dos anos sofreu reformas e um incêndio em 1993, que danificou parte de sua estrutura. Foi reaberto mantendo o estilo original.
O terreno onde foi construído, Sítio dos Coqueiros, pertencia a um casal que doou aos frades capuchinhos da Igreja Nossa Senhora da Penha, no século 16. Como a área é próxima ao mar, com o passar do tempo, um comércio de pescado ali se desenvolveu. Situação que incomodou os religiosos, levando-os a moverem uma ação na justiça contra os pescadores.
A querela durou 50 anos, até ser permitida, pelo imperador, a construção de um mercado público no local, afim de atender as necessidades de abastecimento da população.
Ocupando 3 500 m² de área coberta, além de compartimentos externos, no Mercado se pode encontrar, peixes, crustáceos, carnes, frutas frescas, ervas medicinais, artigos religiosos e místicos, além de muito artesanato feito por artistas da região.
O Mercado São José é o único desse tipo que ainda existe no Brasil. Portanto, se a parte estrutural não for uma atração, a visita vale pelo que há de típico e regional.
Ao lado do Mercado, lojas e ambulantes vendendo os mais variados artigos disputam espaço e clientes.
Onde: Praça Dom Vital (Bairro de São José/ Recife)
Quando: 2ª a sáb.: 06 às 18:00 h/ Dom.: 6 às 12:00 h
Comentários