Uma área de aproximadamente 15 mil metros quadrados, repleta de obras de arte produzidas pelo artista, faz desse complexo cultural um dos cenários mais exóticos do Recife. Em 1971 Francisco Brennand resolveu aproveitar o espaço da antiga olaria da família, a Cerâmica São João da Várzea, que estava desativada desde 1945.
Em uma aprazível localização, às margens do rio Capibaribe e rodeados pela Mata Atlântica, os antigos galpões foram utilizados para a instalação da oficina do artista plástico, que desde então a transformou em um grandioso conjunto arquitetônico de esculturas de cerâmica e que está em constante mutação.
Os trabalhos de Francisco Brennand já foram expostos nas principais capitais brasileiras e em diversos países. Recebeu muitos prêmios, entre eles o Interamericano de Cultura Gabriela Mistral, concedido pela Organização dos Estados Americanos (OEA) em 1993.
Apesar de não agradar a todos, a obra do artista se caracteriza pela originalidade, onde o sagrado e o profano se unem para expressar um mundo dionisíaco, habitado por seres antropozoomórficos que estabelecem uma mitologia própria.
Muitos murais, painéis, objetos e esculturas de médio e grande porte espalhados pelo espaço apresentam temas sobre sexualidade, flora, fauna e personagens históricos e literários.
São obras de cores intensas e de variados formatos, onde algumas delas resultam do principal objeto de estudo do artista, o corpo feminino.
O patrimônio cultural combina santuário, templos, museu, ateliê, oficina responsável pela produção dos pisos, revestimentos e objetos utilitários, além de jardins com lagos, fontes e esculturas.
No bloco principal se encontra o Templo Central, cuja cúpula azul abriga o Ovo Primordial, emblema da imortalidade; o Salão de Esculturas e o Anfiteatro, este com piso em forma de mandala, ambos espaços ocupados com as obras do artistas (esculturas e cerâmicas que revestem pisos e, às vezes, as paredes).
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Piso do Anfiteatro |
À direita do conjunto principal estão: o Estádio, espaço destinado à realização de eventos, e um pouco mais afastado o Templo do Sacrifício, dedicado às culturas "assassinas". Em seguida, um pouco atrás, está a Praça Burle Marx, projetada pelo famoso paisagista.
As peças de pequeno porte, como desenhos, pinturas e algumas cerâmicas que foram produzidas ao longo da vida de Francisco Brennand, estão expostas no espaço Accademia.
Além desses espaços, há os serviços de apoio, capela, auditório e loja-café. Ah, e não é raro você se deparar com o próprio Brennand. Foi o que aconteceu quando lá estive.
Onde|Propriedade Santo Cosme e Damião, s/n -Várzea
Quando| 2ª a 5ª (08:00 às 17:00 h); 6ª (08:00 às 16:00 h). Sáb/ Dom(10:00 às 16:00 h)
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