Pular para o conteúdo principal

Os Megalitos de Tiwanaku


Principal sítio histórico da Bolívia, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade em 2000 pela Unesco. As ruínas são de uma das mais importantes civilizações pre-colombianas que se desenvolveu no Altiplano Boliviano.


Apesar de ainda ser controverso, acredita-se que esse povo tenha surgido de uma aldeia que vivia da agricultura baseada em plataformas de cultivo  por volta de 1200 a.C. Teve o seu apogeu entre o século  5 e 10 da nossa era, quando desenvolveu a metalurgia (uso do cobre na produção de ferramentas) e o comércio.


Não se sabe o motivo, mas teria desaparecido definitivamente no século 12. Especula-se que a ocorrência de alterações climáticas tenham contribuído para a sua extinção. Mesmo assim os demais povos do Altiplano, inclusive os incas, tiveram forte influência dessa cultura.



Durante séculos o poderoso império que dominou o altiplano construiu um sofisticado complexo arquitetônico, parte dele representado pelas ruínas hoje expostas. O aspecto monumental dos edifícios levou muitos arqueólogos a considerar Tiwanaku como um enorme centro cerimonial, onde se veneravam os deuses e praticavam cultos relacionados com a observação dos astros.



Também foram identificados, nas áreas circundantes, restos de grupos residenciais. Porém ainda não encontraram outros vestígios que revelem em definitivo qual a função desses edifícios monumentais. Daí surgirem muitas especulações.



Sabe-se que muitos dos monumentos ainda estavam em pé quando os espanhóis lá chegaram. No entanto estes foram responsáveis pelo saque e destruição do que restara do complexo e utilizaram as pedras nas suas próprias construções.



Na área do sítio histórico há espaços onde estão sendo feitas escavações, pois parte das ruínas ainda está enterrada e o acesso é restrito.



Akapana
Grande pirâmide truncada formada por sete plataformas sobrepostas. Os terraços foram construídos com terra, argila e pedras.





Numa área mais afastada estão os vestígios de um grande edifício, o Pumapunku. Há uma estrutura de plataformas, sólidas colunas de base quadrada, fragmento de muro decorado com friso e fragmentos esculpidos com motivo do losango escalonado (relacionado ao culto do Sol?)




Templo Kalasasaya
Plataforma com um pátio semi-enterrado, onde estão o Portal do Sol e dois monolitos (Fraile e Ponce).



Monólito Fraile


Monólito Ponce

O Portal do Sol


Feito em uma placa de andesito. O friso que decora seu umbral possui a figura de uma divindade segurando uma espécie de vara (cetro serpentiforme) em cada mão. Conhecido com "Deus do Arco" e por outros como "Viracocha" , também lembra o "Deus das Varas" de Chavin de Huantar, o que sugere vínculos entre esses dois centros religiosos, bem distantes no tempo e no espaço. Mistério...


A figura está ladeada por aves antropomórficas (demônios? seres míticos?). Acredita-se que o conjunto se tratava de um calendário agrícola.

Templo Subterrâneo



As paredes internas desse templo estão decoradas com figuras de cabeças humanas talhadas em pedra, que podem ser a representação das cabeças cortadas dos inimigos "Cabezas Trofeo".

Tiwanaku ou Tiahuanaco se localiza a 72 km de La Paz e a 3870 m.s.n.m. Está ligado à capital por uma rodovia em adequada condição de conservação, gastando-se um pouco mais de uma hora de viagem. No caminho há um mirante de onde se pode ver no horizonte o Lago Titicaca, se o tempo não estiver nublado.



Como ir|
Transporte público - Há vans e ônibus que partem do Cemitério Central de La Paz e te deixam na portaria das ruínas, cerca de 01:15 depois.
Excursão - Várias empresas organizam passeios de dia inteiro, buscando e levando de volta ao hotel, muitas vezes incluindo o almoço no circuito.


O Bilhete de ingresso
Bilhete| - Além do sítio histórico, inclui a visita ao museu onde estão expostas as cerâmicas e objetos de metal produzidos pela civilização Tiwanaku e por outros povos pre colombianos. Também estão expostos vários crânios deformado, exemplos de práticas utilizadas por alguns povos que viveram naquela região.

Quando| Diariamente, das 9:00 às 18:00 h

Como fui
Apesar da Bolívia possuir um grande potencial turístico, tanto  do ponto de vista histórico quanto  de belezas naturais, ainda é muito precária em relação à infraestrutura, principalmente para quem prefere utilizar os serviços públicos de transporte. Sabendo disso, preferi contratar uma empresa de turismo para a minha visita à Tiwanaku.

Não que não se possa ir por conta própria e em transporte público, pode sim, mas terá que enfrentar o desorganizado sistema de transporte do país. A outra opção é reservar um taxi, mas só vale se tiver com quem dividir o valor da tarifa. Portanto, recomendo para quem estiver pensando em conhecer esse sítio histórico contratar um tour de alguma agência de turismo, que geralmente sai pela manhã e dura cerca de 8 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís

Uxmal, obra-prima da Arquitetura Maia

Pouco se sabe da origem dessa cidade-estado maia, no entanto se conhece como a época do seu apogeu a última fase do Período Clássico (entre 800 e 1000 d.C.), quando as poderosas cidades-estados maias, Palenque, Copán e Tikal, estavam sendo gradativamente abandonadas. Poderosa, Estendeu seu domínio até as cidades vizinhas de Kabah, Labná, Xlapac e Sayil, juntas se destacaram no emprego de uma arquitetura refinada e elegante, conhecida como "estilo puuc". Acredita-se que Uxmal foi o centro que alcançou o maior desenvolvimento político e econômico da área puuc. Ao contrário de outras regiões da Península de Yucatán, não possuía cenotes e havia escassez de água, podendo ser esse o motivo de tantas esculturas dos deus da chuva, Chac,  nas fachadas de suas construções, atestando a importância desse culto. De todos os sítios maias, esse foi o que achei mais fascinante. É notável a mistura estilística, onde estão presentes elementos maias e toltecas (expressa