Tem muito mais que um Canal, mas é fato que tudo começou por causa dele.
Há cerca de 3 milhões de anos existia um só oceano até que, emergindo das profundezas da Terra, uma estreita faixa de 80 km de terra o dividiu em dois, o Pacífico e o Atlântico (Mar do Caribe). Formou também um extenso continente e mudou, definitivamente, o clima, a fauna e a flora do lugar.
Milhares de anos se passaram, o homem chegou a essa região e a área logo se tornou disputada por ser um lugar estratégico. Primeiro foram os espanhóis, que no século 16 utilizavam-na como entreposto de distribuição de suas mercadorias. Na época a estreita faixa era atravessada por animais de carga, que traziam os minérios das colônias do Pacífico para serem embarcados nos portos do Caribe, recheando os cofres da coroa espanhola, apesar dos obstáculos da floresta tropical. E assim foi por quase trezentos anos, até que houvesse a independência da Espanha, no século 19.
A despeito de ter se libertado da Espanha, o Panamá não existia como país independente, pois fazia parte da Colômbia. Nessa época as embarcações eram obrigadas a descer até o Estreito de Magalhães, no sul do Chile, para cruzar do Oceano Atlântico para o Oceano Pacífico e vice-versa, aumentando o gasto de tempo e dinheiro. Pensando nos lucros que poderiam ser gerados com a construção de um canal semelhante ao de Suez, a França iniciou os trabalhos em 1881, mas precisou interrompê-los por problemas técnicos e pela grande perda de mão de obra por conta das doenças tropicais.
De olho no controle do que viria a ser uma enorme fonte de divisas, os EUA ajudaram ao Panamá a declarar sua independência da Colômbia (1903), em troca construiriam a ligação entre os oceanos e teriam total controle sobre ele, o que de fato ocorreu em 1914.
A consequência foi um tipo de colonização do pequeno país de 75 mil km², onde o lucrativo pedágio era todo enviado para os EUA por tempo indeterminado e apenas as áreas onde atuavam os norte-americanos eram beneficiadas em solo panamenho. Situação essa que resultaria em descontentamento, culminando com revoltas populares em 1964, o que obrigou a ser firmado um acordo de devolução da área do Canal e consequente controle da passagem através dele ao Panamá, para entrar em vigor 35 anos após.
Após 85 anos de domínio americano, o famoso canal passou a ser controlado pelo Panamá e o resultado foi o rápido crescimento da economia do país, com o enriquecimento de uma nação que tem mais da metade de sua população vivendo na capital, a Cidade do Panamá. E tudo isso fica evidente em uma rápida olhada, onde o moderno skyline reflete os tempos de abundância, gerada por projetos que atraíram empresas estrangeiras na área financeira e comercial levando aos pesados investimentos na área de serviços, incluindo o crescente "turismo de compras", com os preços muito convidativos.
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