A cidade surgiu com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, por onde escoou até o Oceano Atlântico, o látex brasileiro e boliviano nos áureos tempos do ciclo extrativista da borracha.
Apesar da sua histórica tragédia, a Ferrovia teve papel fundamental no desenvolvimento econômico de Rondônia, além de importância para o Brasil, já que através dos acordos assinados, o país teve a definição definitiva da sua fronteira com a Bolívia, com a posse da região que hoje corresponde ao Acre.
Com os diversos ciclos econômicos que se seguiram ao Ciclo da Borracha (da cassiterita e do ouro), a cidade foi se desenvolvendo e absorvendo um grande contingente de migrantes, característica aliás que persiste até hoje, quando permanece o afluxo de trabalhadores, desta vez influenciado pela construção de grandes hidrelétricas.
Pelas esquinas de Porto Velho
Eu depois de quatro anos (veja aqui) fazendo essa travessia por balsa, atravessei a primeira vez o rio Madeira pela ponte que vi ser construída.
Apesar da sua histórica tragédia, a Ferrovia teve papel fundamental no desenvolvimento econômico de Rondônia, além de importância para o Brasil, já que através dos acordos assinados, o país teve a definição definitiva da sua fronteira com a Bolívia, com a posse da região que hoje corresponde ao Acre.
Com os diversos ciclos econômicos que se seguiram ao Ciclo da Borracha (da cassiterita e do ouro), a cidade foi se desenvolvendo e absorvendo um grande contingente de migrantes, característica aliás que persiste até hoje, quando permanece o afluxo de trabalhadores, desta vez influenciado pela construção de grandes hidrelétricas.
Em 2011 a cidade estava vivendo um ciclo de desenvolvimento com ampliação de sua área urbana, criação de novas empresas e surgimento de centenas de empregos, tornando o Estado o segundo na menor taxa de desemprego no Brasil. No entanto ainda é uma região de pouco apelo turístico e a sua capital não dispõe de muitas atrações.
O que vi por lá
Desativados definitivamente em 1972, após protagonizar momentos trágicos, de glória e, por fim, de abandono, encontrei em processo de revitalização os galpões e as locomotivas que operavam na Ferrovia. A proposta é abrigar em um dos galpões, oficinas de teatro, música, artesanato e artes, em geral. No outro, um centro de convenções.
Interessante seria se alguma das locomotivas que estão no pátio, voltasse a funcionar percorrendo uma pequena parte dos antigos trilhos, em um divertido passeio de retorno ao passado.
Locomotiva 18 da Ferrovia Madeira-Mamoré. A locomotiva 17, semelhante a esta, está em exposição no centro da Praça Madeira-Mamoré da cidade de Guajará-Mirim/RO.
São três caixas d'água importadas dos EUA entre 1908 e 1912 (vieram em kits e aqui foram instaladas). Os reservatórios de água potável, com capacidade média de 200 mil litros cada um, abasteceram a cidade até 1957. Quatro colunas de ferro feitas em treliça sustentam cada uma das 3 caixas de forma cilíndrica. O monumento figura tanto na bandeira quanto no brasão do município de Porto Velho.
- Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus
A Catedral foi construída no início do século 20. Seu altar mor confeccionado em São Paulo por artistas italianos, utilizando mármore de Carrara.
Sede do Executivo Estadual de Rondônia.
Pelas esquinas de Porto Velho
Seminário Maior João XXIII - Funcionou nesse prédio há alguns anos o Colégio Dom Bosco, porém hoje além de abrigar um seminário, funciona nas instalações do prédio a Faculdade Católica.
Universidade Federal de Rondônia-UNIR (Unidade Administrativa) - No passado funcionava no prédio o Porto Velho Hotel, que hospedou pessoas ilustres como o ex-presidente da república Getúlio Vargas (na década de 1940).
Mercado Central - Onde você pode encontrar frutas típicas da região, peixes, ervas medicinais, entre outros artigos.
- O Porto Graneleiro
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2010 |
Faz parte do corredor de exportação de grãos, principalmente a soja, que vem do sul do Estado e do Mato Grosso. A soja in natura embarcada em Porto Velho segue a Itacoatiara, de balsa, e de lá em navios para a América do Norte, Europa e Ásia. Além de grãos e outras mercadorias, como a madeira, o porto também escoa os produtos da cadeia de carne e laticínios.
A partir de 2010 começaram as obras da construção da ponte sobre o rio Madeira, ligando Porto Velho ao estado do Amazonas.
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2011 |
Atualização (Março/2012) - Aos poucos a paisagem vai sendo modificada.
Atualização
Outubro/2014 - A Ponte sobre o rio Madeira foi inaugurada. Depois de toda uma vida atravessando em balsas, a população que utiliza a BR 319 do estado do Amazonas para a cidade de Porto Velho finalmente fará a travessia na nova ponte que cruza o Madeira.
Eu depois de quatro anos (veja aqui) fazendo essa travessia por balsa, atravessei a primeira vez o rio Madeira pela ponte que vi ser construída.
É de onde partem embarcações que fazem o trajeto até Humaitá, Manicoré e Manaus, como também localidades no Baixo Madeira. Na verdade é um atracadouro improvisado, necessitando de reformas.
Atualização (outubro/2012) - Em 07/2012 foi inaugurado o novo Porto.
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