Pular para o conteúdo principal

Porto Velho


A cidade surgiu com a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, por onde escoou até o Oceano Atlântico, o látex brasileiro e boliviano nos áureos tempos do ciclo extrativista da borracha.

Apesar da sua histórica tragédia, a Ferrovia teve papel fundamental no desenvolvimento econômico de Rondônia, além de importância para o Brasil, já que através dos acordos assinados, o país teve a definição definitiva da sua fronteira com a Bolívia, com a posse da região que hoje corresponde ao Acre.

Com os diversos ciclos econômicos que se seguiram ao Ciclo da Borracha (da cassiterita e do ouro), a cidade foi se desenvolvendo e absorvendo um grande contingente de migrantes, característica aliás que persiste até hoje, quando permanece o afluxo de trabalhadores, desta vez influenciado pela construção de grandes hidrelétricas.


Em 2011 a cidade estava vivendo um ciclo de desenvolvimento com ampliação de sua área urbana, criação de novas empresas e surgimento de centenas de empregos, tornando o Estado o segundo na menor taxa de desemprego no Brasil. No entanto ainda é uma região de pouco apelo turístico e a sua capital não dispõe de muitas atrações.

O que vi por lá
  • Complexo Madeira-Mamoré

Desativados definitivamente em 1972, após protagonizar momentos trágicos, de glória e, por fim, de abandono, encontrei em processo de revitalização os galpões e as locomotivas que operavam na Ferrovia. A proposta é abrigar em um dos galpões, oficinas de teatro, música, artesanato e artes, em geral. No outro, um centro de convenções.


Interessante seria se alguma das locomotivas que estão no pátio, voltasse a funcionar percorrendo uma pequena parte dos antigos trilhos, em um divertido passeio de retorno ao passado.


Locomotiva 18 da Ferrovia Madeira-Mamoré. A locomotiva 17, semelhante a esta, está em exposição no centro da Praça Madeira-Mamoré da cidade de Guajará-Mirim/RO.
  • As três Marias

São três caixas d'água importadas dos EUA entre 1908 e 1912 (vieram em kits e aqui foram instaladas). Os reservatórios de água potável, com capacidade média de 200 mil litros cada um, abasteceram a cidade até 1957. Quatro colunas de ferro feitas em treliça sustentam cada uma das 3 caixas de forma cilíndrica. O monumento figura tanto na bandeira quanto no brasão do município de Porto Velho.

  • Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus

A Catedral foi construída no início do século 20. Seu altar mor confeccionado em São Paulo por artistas italianos, utilizando mármore de Carrara.


  • Palácio do Governo Getúlio Vargas

Sede do Executivo Estadual de Rondônia.


Pelas esquinas de Porto Velho

Seminário Maior João XXIII - Funcionou nesse prédio há alguns anos o Colégio Dom Bosco, porém hoje além de abrigar um seminário, funciona nas instalações do prédio a Faculdade Católica.


Universidade Federal de Rondônia-UNIR (Unidade Administrativa) - No passado funcionava no prédio o Porto Velho Hotel, que hospedou pessoas ilustres como o ex-presidente da república Getúlio Vargas (na década de 1940).


Mercado Central - Onde você pode encontrar frutas típicas da região, peixes, ervas medicinais, entre outros artigos.


  • O Porto Graneleiro
2010
Faz parte do corredor de exportação de grãos, principalmente a soja, que vem do sul do Estado e do Mato Grosso. A soja in natura embarcada em Porto Velho segue a Itacoatiara, de balsa, e de lá em navios para a América do Norte, Europa e Ásia. Além de grãos e outras mercadorias, como a madeira, o porto também escoa os produtos da cadeia de carne e laticínios.


A partir de 2010 começaram as obras da construção da ponte sobre o rio Madeira, ligando Porto Velho ao estado do Amazonas.

2011
Atualização (Março/2012) - Aos poucos a paisagem vai sendo modificada.



Atualização 
Outubro/2014 - A Ponte sobre o rio Madeira foi inaugurada. Depois de toda uma vida atravessando em balsas, a população que utiliza a BR 319 do estado do Amazonas para a cidade de Porto Velho finalmente fará a travessia na nova ponte que cruza o Madeira.

Eu depois de quatro anos (veja aqui) fazendo essa travessia por balsa, atravessei a primeira vez o rio Madeira pela ponte que vi ser construída.


  • Porto do Cai n'Água
2010
É de onde partem embarcações que fazem o trajeto até Humaitá, Manicoré e Manaus, como também localidades  no Baixo Madeira. Na verdade é um atracadouro improvisado, necessitando de reformas.

Atualização (outubro/2012) - Em 07/2012 foi inaugurado o novo Porto.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A caminho do Peru pela Rodovia do Pacífico

No início do século XX, o então chefe da Comissão Mista Brasileiro-Peruana de Reconhecimento do Alto Purus, engenheiro Euclides da Cunha, desembarcou na Amazônia com o objetivo de demarcar os limites territoriais nas longínquas fronteiras com o Peru. O autor de Os Sertões já vislumbrava a possibilidade da unificação do continente sul americano por meio de uma rodovia que ligasse o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico. No entanto, isto só se tornaria possível um século depois, com o esforço conjunto dos governos brasileiro e peruano na execução de uma ambiciosa obra que tem o nome oficial de Corredor Viário Interoceânico Sul. Apesar das adversidades, o homem andino, em diferentes épocas, conseguiu estabelecer diversas vias de comunicação. Estradas de ferro pelas encostas das montanhas e rodovias conservadas, outras nem tanto, mas que conseguem superar grandes altitudes. Porém, ainda é possível encontrar em algumas regiões, caminhos que não são mais que um rast...

A Arte Cusquenha

Ao conquistar Cusco em 1534, os espanhóis não só iniciam mudanças profundas na história política do Império Inca, como também transformações na história da arte americana. O encontro de duas culturas fez surgir uma nova expressão artística, tendo a pintura colonial desenvolvida na cidade peruana de Cusco como resultado da confluência da tradição barroca trazida pelos colonizadores espanhóis com a arte dos indígenas americanos. Com o objetivo de catequizar os incas, muitos missionários partem para a colônia para converter a alma pagã à religião católica. Para isso utilizaram a pintura como arte eclesiástica. Assim escolas foram criadas, dando origem ao primeiro centro artístico pictórico das Américas. A grande maioria das obras da Escola de Cusco se refere a temas sacros, onde a imagem aliada à palavra seria o único meio de difundir o catolicismo. Assim estão presentes nas obras a glorificação de Jesus, a Virgem Maria e santos, o Juízo Final com as glórias do Paraís...

Os Incas

Passado o grande dilúvio, o deus criador fez surgir do alto de uma montanha nas proximidades do Lago Titicaca oito irmãos (quatro homens e quatro mulheres), que juntos caminharam pelos Andes conquistando as terras e dominando os povos que aí existiam. Não sendo oito irmãos, teriam sido dois: Manco Capac e Mama Ocllo. Os primeiros a serem criados pelo deus sol com a função de fundar o reino. Não sem antes peregrinarem até que o bastão de ouro de Manco Capac ficou totalmente encravado na terra. Ali surgiria o centro do Império Inca, o “umbigo do mundo”, onde hoje é a atual Cusco (Qosqo, em quéchua). Na ausência de relatos escritos, a imaginação vai ocupando seu espaço e surgem lendas para contar a origem do Império Inca. Porém, o mais provável é que possam ter sido aldeias, personificadas nas lendárias figuras, que em dado momento se uniram e deram origem ao povo inca. Ou até mesmo que lá chegaram quando já existiam outros povos em seus ayllus (aldeias de ...